E 2012 já está terminando, e esse ano passou bem rápido. Nesse post vou falar um pouco sobre como o ano foi para mim, para o blog, e as expectativas para 2013.

Este ano foi marcado por projetos de sucesso no trabalho e também em projetos pessoais. O ano começou com um artigo sobre Quartz, ferramenta utilizada em um dos projetos aqui do instituto. Lá para o mês de março, consegui a permissão para publicar a monografia da especialização que concluí em dezembro de 2011, que aborda o protocolo OAuth em um caso de estudo sobre Single-Sign-On.

Entre março e maio eu conheci a CodeSchool e a partir dela o framework Backbone.js, o que resultou no início da Série sobre Backbone.js. A idéia sobre essa série era dar uma introdução sobre o framework e na parte 6 do artigo mostrar abordagens mais complexas na construção de uma aplicação completa. Infelizmente não consegui terminar a série neste ano, mas acredito que até fevereiro ou março de 2013 os dois artigos que faltam (parte 5 e parte 6) serão publicados.

Logo após a publicação do primeiro artigo sobre Backbone.js, criei um pequeno plugin para integrar o Doctrine 2 com o componente Zend_Paginate, do Zend Framework 1. Alavanquei a escrita sobre Zend Framework 1 ao publicar o artigo sobre I18N e L10N com o Zend Framework 1. Conheci então o Vagrant e escrevi um pequeno texto sobre como fazer funcionar a última versão do Ubuntu (na época 12.04).

Depois disso foi publicado o segundo artigo da série sobre Backbone.js, dessa vez falando sobre View, e o terceiro artigo falando sobre Model.

Logo em seguida à publicação deste artigo, parti para São Paulo para fazer o treinamento FJ-91 Arquitetura e Design de Software Java. Foi uma experiência incrível, tanto por conhecer a cidade de São Paulo quanto com relação ao curso e à Caelum. É sem sombra de dúvidas uma empresa que concentra grandes profissionais do Brasil, referência de treinamentos de desenvolvimento, e onde obtive conhecimentos e experiências valiosas com o instrutor Alberto Souza. Já havia feito dois treinamentos in company, um com o Adriano Almeida e outro com o Ricardo Valeriano, ambos em 2011, só que ir diretamente na Caelum é uma experiência muito boa, conheci um pessoal do Uol, da Claro, de órgãos públicos e afins, e valeu muito à pena, parabéns a todos da Caelum pelo grande trabalho, ao ITAI pela oportunidade de realizar este treinamento, e aos três instrutores da Caelum citados pela oportunidade de conhecer melhor a Caelum, devo dizer que admiro muito todos vocês.

Voltando para Foz com muita coisa em mente, idéias, novos conhecimentos, ânimo renovado, eu e o Anderson desenvolvemos a aplicação mobile não-oficial para a Latinoware 2012. Retiramos ela da Play Store devido a alguns problemas, porém o código-fonte encontra-se no GitHub e qualquer suporte necessário basta entrar em contato conosco. Ah, e essa aplicação rendeu um fruto muito legal, aparecemos em um programa de televisão aqui da região chamado Caminhos do Oeste, você pode assistir a entrevista logo abaixo. Além disso, contamos com 472 instalações, o que também é um número bem legal para a primeira app que publicamos na Play Store.

No mesmo dia que foi publicada a aplicação mobile para a Latinoware 2012 também foi publicado o quarto artigo da série sobre Backbone.js, agora falando sobre Collection. Todos os artigos da série sobre Backbone.js foram também publicados no iMasters, e este quarto artigo entrou na seção de destaque do site, muito gratificante.

Backbone.js destaque iMasters

Backbone.js destaque iMasters

O pessoal do BrazilJS Foundation também contribuiu muito com essa série sobre Backbone.js, divulgando os artigos em duas edições do BrazilJS Weekly (a terceira edição e a sétima), obrigado também a vocês por isso!

Depois disso, o blog ficou meio abandonado, mas não parou só por aí esse ano. Primeiramente, trabalhando com algumas funcionalidades do Zend Framework 2, encontrei um bug no componente Captcha, mais especificamente no View Helper do formulário, enviei um patch e foi aceito pelo pessoal! Foi oficialmente minha primeira contribuição para um projeto open-source, e foi logo para o Zend Framework, um projeto tão grande, e que tenho me dedicado desde 2009, muito bom mesmo! Já havia contribuído com bug reporting de outros projetos como PrimeFaces, onde também estive bem ativo este ano, porém eles não são muito maleáveis com relação à contribuições. Logo após isso, estive usando bastante o Composer e encontrei mais um bug, desta vez referente à construção dos cabeçalhos HTTP para fazer uma requisição por trás de um proxy. Também enviei um patch para o pessoal do Composer, sugeriram outra implementação, e mais uma contribuição foi aceita!

Essa experiência com projetos open-source foi muito boa, ainda mais da parte do Zend Framework que sempre foi bem criterioso para contribuições, exigindo um CLA, patch com testes unitários e etc. Com o GitHub ficou muito mais fácil de contribuir.

Este ano li o livro Arquitetura e Design de Software, do pessoal da Caelum, que também contribuiu para muitas coisas. Escreverei um review mais detalhado sobre este ótimo livro, vale muito à pena tanto para devs Java quanto de outras plataformas.

Posso dizer que esse ano foi ótimo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, e estou torcendo para que 2013 seja ainda melhor, idéias não faltam basta agora procurar executar todas elas.

Para finalizar este post, gostaria de agradecer a todos os leitores do blog e do iMasters por todo feedback, sugestões, elogios e mensagens de motivação, obrigado mesmo e espero conseguir sempre produzir conteúdo que agregue valor à vocês. Agradeço também aos participantes da Latinoware 2012 por todo o feedback que deram sobre a app mobile, obrigado mesmo, o apoio de vocês na Play Store e os comentários que recebi no evento, tanto dos palestrantes quanto dos participantes, foram ótimos. Um muito obrigado também ao pessoal do Caminhos do Oeste por entrarem em contato e pela oportunidade de participar do programa.

Até 2013!