Latinoware

A Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2012 ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de Outubro, aqui em Foz do Iguaçu. Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware é um evento que abre espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, além de promover a integração e a valorização latino-americana.

Esse ano, eu e meu amigo Anderson Rodrigo Davi, tivemos a curiosidade de pesquisar sobre uma aplicação Android contendo a grade do evento, o que facilitaria bastante para consultar as palestras do dia. Vimos que desde sua primeira edição, o evento nunca ganhou a devida atenção nestes dispositivos. Entrei em contato com o pessoal da organização e eles autorizaram a criação de uma aplicação simples para apresentar a grade de palestras dos três dias.

Só que, o que adiantava a gente construir uma aplicação fechada, sendo que é uma conferência de software livre? A idéia então foi a de construir a aplicação e além disso disponibilizar seu código-fonte, para que desenvolvedores que tenham interesse possam contribuir para chegar a uma aplicação com mais recursos, ou até que desenvolvedores mais experientes tenham o interesse em investir em uma aplicação semelhante.

Bom demos o pontapé inicial, você pode baixar a aplicação na Play Store. Se tiver interesse em contribuir com a aplicação, acesse o repositório no GitHub. Toda contribuição é bem-vinda, se quiser relatar algum bug, sugerir funcionalidade, contribuir com novas funcionalidades, traduzir para outros idiomas, etc. Temos alguns planos em mente como:

  • Construir uma base de dados localmente no aparelho, evitando consultar o backend;
  • Implementar o recurso de marcar palestras que serão assistidas;
  • Corrigir os bugs apresentados na versão atual;
  • Incluir demais funcionalidades implementadas pela comunidade.

Nos vemos na Latinoware 2012!