Série Backbone.js: Parte 5 - Router, Histórico, Backbone.sync, Eventos e mais

O Backbone.js é um framework Javascript que fornece componentes para melhorar a estrutura de aplicações web. Dentre os componentes encontram-se o Router e o History, responsáveis pela criação de rotas e gestão do histórico do browser via Javascript. Além destes componentes, existe a função Backbone.sync que é a função utilizada para realizar toda a sincronização com o servidor, através dos métodos de cada componente (apresentados nos artigos anteriores), a API de eventos utilizada para gestão e disparo de eventos, tanto customizados, quanto os eventos definidos no framework. Existem também alguns métodos utilitários, que auxiliam na resolução de pequenos detalhes como, por exemplo, integração com outros frameworks.

Retrospectiva 2012 e que venha 2013

E 2012 já está terminando, e esse ano passou bem rápido. Nesse post vou falar um pouco sobre como o ano foi para mim, para o blog, e as expectativas para 2013.

Série Backbone.js: Parte 4 - Collection

O Backbone.js é um framework Javascript que fornece componentes para melhorar a estrutura de aplicações web. Dentre os componentes, encontra-se a Collection, que representa um conjunto ordenado de Models e traz diversos métodos úteis para trabalhar com coleções de dados.

Aplicação Android para a Latinoware 2012

A Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2012 ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de Outubro, aqui em Foz do Iguaçu. Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware é um evento que abre espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do Software Livre na América Latina, além de promover a integração e a valorização latino-americana.

Zend Framework 2.0.0 Lançado

A comunidade Zend Framework anunciou oficialmente o tão aguardado lançamento da versão estável do Zend Framework 2. Foram anos de trabalho no desenvolvimento desta nova versão que tinha como objetivo melhorar significantemente toda a sua estrutura, boas práticas, integração com outros frameworks, padrões de projetos e etc.